Visão Geral

A edição de 2020 do ENFOCO ocorrerá nos dias 18 e 19 de junho de 2020 e pretende se constituir como um espaço de disseminação dos conhecimentos produzidos por grupos de pesquisa e por professores e professoras da Educação Básica que se dedicam ao Ensino de Ciências da Natureza e Educação Ambiental, estimulando o intercâmbio entre pesquisadores e professores de diferentes níveis.

A participação no evento poderá ocorrer nas categorias “com apresentação de trabalho” ou “ouvinte”. Serão aceitos trabalhos nas linhas temáticas:

  • Ensino de Ciências
  • Formação de Professores
  • Processos de Ensino/Aprendizagem
  • Políticas Públicas Educacionais
  • Educação Ambiental

O resumo do trabalho deve ter entre 500 e 1000 palavras com espaço simples, conforme modelo disponível na página do evento.

Os resumos aprovados serão publicados em Anais para divulgação científica. As apresentações dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica ocorrerão nos dias 18 e 19 de junho de 2020 no formato de pôster.

Os participantes, cujos resumos forem aprovados e apresentados no evento, e que tiverem interesse em enviar trabalho completo, poderão fazê-lo após o evento. Os trabalhos completos serão avaliados e, se aprovados, comporão um
e-book organizado pelo Grupo FORMAR-Ciências.

 

DATAS IMPORTANTES:

Inscrição de trabalhos (Resumos): ATÉ 30/03/2020

Divulgação dos trabalhos aprovados: Em razão da prorrogação das inscrições, a data para divulgação dos resultados também será alterada. Aguardem novas informações.

Apresentação dos trabalhos: De acordo com o Plano de Contingência da Faculdade de Educação da Unicamp diante do COVID-19, estão suspensos todos os eventos programados para o 1° Semestre de 2020. Devido a esta medida, o X ENFOCO será reagendado tão logo sejam reestabelecidas as atividades presenciais na Unicamp.

Submissão de Trabalhos Completos e apresentados no evento (opcional): Oportunamente, informaremos nova data.

 

 

Prezadas e prezados colegas,

 

Esperamos encontrá-los bem e protegidos da COVID-19.

 

Primeiramente, pedimos desculpas pela demora no posicionamento e definição da realização do X Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências (ENFOCO). Diante do cenário que estamos vivenciando, diversas possibilidades tiveram que ser discutidas ao longo dos últimos meses.

 

Considerando a situação vigente, a Comissão Organizadora decidiu por realizar o evento de forma on-line nos dias 5 e 6 de novembro de 2020. Contudo, em função de questões operacionais, somente as conferências e mesas-redondas serão realizadas nesse formato. Não haverá apresentação de trabalhos de modo on-line, mas os resumos submetidos e aprovados poderão constituir os Anais do evento.

 

Nesse sentido, este contato tem como objetivo verificar, junto aos autores, se ainda há interesse em publicar o trabalho de sua autoria, submetido e aprovado, nos Anais do X ENFOCO. Entendemos que, durante esse tempo, é possível que os autores tenham destinado seus resumos para outros eventos e/ou espaços de divulgação. Os Anais do X ENFOCO, no entanto, só contemplarão textos inéditos. Por isso, é necessário que manifestem interesse em publicação nos Anais.

 

Para isso, solicitamos a gentileza de entrar no sistema de submissão de trabalhos e incluir mensagem de interesse em participar dos Anais do evento até o dia 27 de setembro de 2020. Isso deve ser feito no item “Decisão do diretor - notificar diretor” (ver exemplo da tela abaixo).

 

DECISÃO DO DIRETOR

Decisão

Notificar diretor

Registro de mensagens diretor/autor Sem comentários

 

 

 

Esclarecemos que, após esse prazo, os resumos cujos autores não se manifestarem serão considerados excluídos do evento e, portanto, não serão publicados nos Anais. A manifestação de interesse é condição para a publicação.

 

Informamos também que os autores cujos resumos foram aprovados e publicados nos Anais do evento poderão enviar, até o final de março de 2021, o trabalho completo para compor um e-book do evento. Todos os trabalhos completos serão avaliados por uma comissão científica e só serão publicados se aprovados nessa nova etapa.

 

No início de outubro de 2020, após finalização do prazo para manifestação de interesse sobre inserção dos resumos no caderno de Anais, divulgaremos um novo e-mail aos interessados com as informações sobre o envio do texto completo para análise e possível publicação no e-book.

 

Em breve, encaminharemos a programação atualizada e instruções sobre a inscrição no evento on-line.

 

Gratos pela compreensão e paciência. Ficamos à disposição.

 

Comissão Científica do X ENFOCO

FE/Unicamp

 

Mais informações: https://www.formar.fe.unicamp.br/

 

COMUNICADO 2

 

Prezadas e prezados colegas, como vão? Esperamos que estejam todos bem.

Já enviamos um primeiro comunicado sobre o encaminhamento dos trabalhos submetidos para composição do caderno de Anais do evento. Recobramos que é necessário que os autores manifestem interesse em publicação nos Anais.  Para tanto, solicitamos a gentileza de entrar no sistema de submissão de trabalhos e incluir mensagem de interesse em participar dos Anais do evento até o dia 27 de setembro de 2020.

Após esse prazo, os resumos cujos autores não se manifestarem serão considerados excluídos do evento e, portanto, não serão publicados nos Anais. A manifestação de interesse é condição para a publicação.

 

Recebemos contato de diversos autores solicitando o envio de correções nos resumos.  Diante disso, a Comissão Científica optou por possibilitar, via sistema de submissão, que uma versão atualizada do resumo com as correções necessárias seja postada. Assim, pedimos que os autores verifiquem em seus trabalhos a:

 

- Correção ortográfica e gramatical,

- Inserção das referências utilizadas no corpo do texto, conforme normas da ABNT,

- Presença de marcas de controle de revisão e alteração (deverão ser limpas do arquivo).

 

Reforçamos que a autoria, o tamanho limite e o título do trabalho não poderão ser modificados.

 

Tanto a manifestação de interesse para compor o caderno de Anais quanto a submissão do resumo com correções necessárias deve ser feita no sistema, no item “Decisão do diretor - notificar diretor”.

Os autores responsáveis pela submissão devem ter recebido um e-mail com essas instruções. Pedimos para que atentem à caixa de spam dos e-mails utilizados no cadastro dentro da plataforma de submissão. O comunicado pode ser encontrado também em https://www.formar.fe.unicamp.br/edicao/x-enfoco.

 

Gratos pela compreensão e paciência. Ficamos à disposição.

 

Comissão Científica do X ENFOCO

FE/Unicamp