Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à PORTAL DE EVENTOS DO IFSP ITAPETININGA?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

Poderão participar da Feira de Ciências os estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino público e privado do Ensino Fundamental e Ensino Médio (regular e técnico).

 

Serão aceitas inscrições de trabalhos de tema livre, planejados e desenvolvidos por estudantes, sob a orientação obrigatória e acompanhados durante todo o processo por um orientador.

 

A submissão dos trabalhos para a Feira de Ciências é gratuita e deverá ser realizada até 10 de agosto de 2019, às 23 horas e 59 minutos, realizada exclusivamente em formato eletrônico pelo site: https://eventos.itp.ifsp.edu.br/index.php/I_FEIRA/I_Feira/index.

 

Não serão aceitas inscrições após a data final de envio de trabalhos.

 

A participação dos estudantes, com apresentação de trabalho no Evento, é condicionada à previa inscrição e seleção de trabalhos por uma Comissão de Avaliação formada por servidores do IFSP.

 

Cada trabalho poderá ter a participação de, no máximo,

i)             Ensino Fundamental I: cinco (5) alunos e professor/orientador;

ii)            Ensino Fundamental II: cinco (5) alunos e professor/orientador;

iii)           Ensino Médio Regular: três (3) alunos e professor/orientador;

iv)           Ensino Médio Técnico: três (3) alunos e professor/orientador;

v)            Meninas nas Ciências: três (3) alunos e professor/orientador.

 

Cada trabalho submetido à seleção para participação no Evento deve preencher um formulário contendo as seguintes informações:

i)       Informações sobre os participantes (estudantes, orientador, coorientador);

ii)     Título do projeto;

iii)    Categoria do projeto;

iv)    Resumo do projeto (máximo 250 palavras) e palavras-chaves (três palavras-chaves) e

v)     Plano de Pesquisa (introdução, objetivos, material, metodologia ou métodos, resultados (esperados, preliminares ou finais), referências bibliográficas).

 

Os itens exigidos para envio de trabalho foram baseados nas normas de envio de trabalho da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

 

A documentação preparada pelos estudantes deverá enfatizar apenas o que foi realizado pelos próprios alunos, identificando as atividades realizadas com ajuda externa.

 

Projetos que possuírem conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências, bem como em desacordo com estas regras e documentação solicitada serão desclassificados.

 

A Comissão de Avaliação, formada por professores do IFSP e professores convidados de outras instituições, será responsável pela escolha dos trabalhos que irão se apresentar na Feira.

 

Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois avaliadores entre os participantes da Comissão, de acordo com a formação e proximidade temática.

Cada avaliador fará a análise dos trabalhos escritos segundo os critérios:

  • Organização sequencial do trabalho
  • Clareza do trabalho
  • Clareza dos objetivos
  • Justificativa do trabalho
  • Fundamentação teórica
  • Material utilizado
  • Metodologia
  • Resultados obtidos
  • Relevância e contribuição acadêmica
  • Criatividade/Inovação
  • Profundidade do tema
  • Referências bibliográficas

 

A nota final de cada trabalho se constituirá na média aritmética das notas emitidas pelos avaliadores.

 

O resultado será divulgado no dia 10 de setembro de 2019 após às 17:00 h.

 

Os projetos selecionados serão divulgados na página oficial do Evento https://eventos.itp.ifsp.edu.br/index.php/I_FEIRA/I_Feira/index

 

Apresentação durante a Feira

A apresentação do projeto durante a Feira deverá ser realizada pelos próprios estudantes, sendo vedada a apresentação por parte de quaisquer outras pessoas.

 

Quando o projeto for realizado em grupo, recomenda-se que todos os estudantes autores estejam presentes para apresentar o projeto na Feira, mas caso isto não seja possível, a presença de pelo menos um (1) dos estudantes garantirá a participação do projeto no Evento.

 

A organização da feira disponibilizará local para colocação do pôster e estande para apresentação. O balcão do estande terá dimensões de 50 cm de comprimento por 30 cm de comprimento.

 

Os estudantes poderão utilizar o espaço disponível de seu estande para expor o material de seu projeto.

 

Os expositores podem recorrer a recursos auxiliares incluindo demonstração de funcionamento de protótipos, contudo, a Comissão Organizadora não disponibilizará recursos ou equipamentos adicionais para as apresentações, sendo estes de responsabilidade dos participantes. A Comissão Organizadora não se responsabilizará pela guarda ou zelo dos recursos referidos.

 

Caso as dimensões do estande não sejam suficientes, ou ainda, necessitar de um ponto de energia no mesmo, deve-se informar a Comissão Organizadora com antecedência para que possam ser analisados a viabilidade do pedido.

 

Não serão permitidos nos estandes dos projetos a presença e utilização de organismos vivos (animais, plantas, protistas, bactérias, fungos, vírus). Espécimes mortos poderão ser expostos, desde que contidos em recipientes hermeticamente fechados. Espécimes, ou partes dos mesmos, conservados por meio de taxidermia não serão permitidos. Não será permitida, nos estandes da feira, a presença e manuseio de substâncias e materiais perigosos, tais como venenos, drogas ilícitas, material inflamável ou bélico, bem como de qualquer produto químico que possa ser volátil ou tóxico. No caso de fluídos não-perigosos e não-tóxicos em geral como água, óleo ou produtos alimentícios, estes só serão permitidos se forem contidos dentro de um sistema fechado, sem vazão, que não possa ser diretamente manuseado. Também não será permitida, a utilização de gelo seco ou outros sólidos sublimáveis, bem como de baterias com células abertas. Não será permitida a utilização de fogo, bem como a produção de fumaça ou outra forma de poluição. Demonstrações práticas que não seguirem essas regras serão vetadas.

 

No caso de trabalhos que envolvam seres humanos (mesmo sendo entrevistas e questionários) ou animais, será necessário apresentar documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa ou o número da aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição (CAAE) no item Material do Plano de Pesquisa. Trabalhos que envolvam pesquisa com seres humanos (pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes dele, incluindo o manejo de informações ou materiais) devem seguir a Resolução CNS nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde e legislação correlata. Trabalhos que envolvam o manejo de animais (pesquisa que implique no uso de animais ou material biológico de procedência animal) deverão seguir a Lei Federal 11.794/2008, Lei Arouca e legislação correlata.

 

Durante a feira, os estudantes devem apresentar seus trabalhos, explicando e demonstrando-os a todos que se interessarem pelo trabalho; também devem responder aos questionamentos da Comissão Avaliadora que julgará os estudantes e seus projetos segundo os seguintes critérios:

  • Domínio do conteúdo
  • Atitude e postura
  • Organização da apresentação
  • Habilidades de comunicação e expressão
  • Capacidade de argumentação
  • Correção gramatical e apresentação estética do trabalho

 

A nota final de cada trabalho se constituirá na média aritmética das notas emitidas pelos avaliadores referente à apresentação do trabalho.

 

A premiação do Evento será outorgada aos primeiros, segundos e terceiros lugares nas seguintes classificações:

i)             Ensino Fundamental I,

ii)            Ensino Fundamental II,

iii)           Ensino Médio Regular,

iv)           Ensino Médio Técnico e

v)            Meninas nas Ciências.

 

Todos os participantes da Feira receberão certificado de participação.

 

A Comissão Organizadora do Evento se reserva ao direito de modificar ou ajustar a qualquer momento as regras descritas neste regulamento, sendo os casos omissos resolvidos pela referida Comissão.

 

Os participantes do evento ficam cientes que ao inscreverem o projeto, autorizam a realização e divulgação dos trabalhos, imagens, filmagens, e outros pela Comissão Organizadora do Evento, sem ônus para a mesma. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais imagens realizadas por visitantes ou participantes durante o evento.

 

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. Serão aceitas inscrições de trabalhos de tema livre, planejados e desenvolvidos por estudantes, sob a orientação obrigatória e acompanhados durante todo o processo por um orientador.

  2. O arquivo de submissão está no formato Microsoft Word
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. Cada trabalho poderá ter a participação de, no máximo,

    i)             Ensino Fundamental I: cinco (5) alunos e professor/orientador;

    ii)            Ensino Fundamental II: cinco (5) alunos e professor/orientador;

    iii)           Ensino Médio Regular: três (3) alunos e professor/orientador;

    iv)           Ensino Médio Técnico: três (3) alunos e professor/orientador;

    v)            Meninas nas Ciências: três (3) alunos e professor/orientador.

     

  5. Cada trabalho submetido à seleção para participação no Evento deve preencher um formulário contendo as seguintes informações:

    i)       Informações sobre os participantes (estudantes, orientador, coorientador);

    ii)     Título do projeto;

    iii)    Categoria do projeto;

    iv)    Resumo do projeto (máximo 250 palavras) e palavras-chaves (três palavras-chaves) e

    v)     Plano de Pesquisa (introdução, objetivos, material, metodologia ou métodos, resultados (esperados, preliminares ou finais), referências bibliográficas).

     

     

     

  6. Projetos que possuírem conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências, bem como em desacordo com estas regras e documentação solicitada serão desclassificados.

  7. Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois avaliadores entre os participantes da Comissão, de acordo com a formação e proximidade temática.
  8. Cada avaliador fará a análise dos trabalhos escritos segundo os critérios:

    • Organização sequencial do trabalho
    • Clareza do trabalho
    • Clareza dos objetivos
    • Justificativa do trabalho
    • Fundamentação teórica
    • Material utilizado
    • Metodologia
    • Resultados obtidos
    • Relevância e contribuição acadêmica
    • Criatividade/Inovação
    • Profundidade do tema
    • Referências bibliográficas
  9. A nota final de cada trabalho se constituirá na média aritmética das notas emitidas pelos avaliadores.
  10. É OBRIGATÓRIA A UTILIZAÇÃO DO MODELO DE PLANO DE PESQUISA DISPONÍVEL NA PÁGINA DO EVENTO. TRABALHOS QUE NÃO UTILIZEM O MODELO SERÃO ARQUIVADOS E NÃO SERÃO AVALIADOS.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.