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A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

A II MOSTRA CIENTÍFICA E FEIRA DE CIÊNCIAS DO IFSP ITAPETININGA é um evento idealizado e realizado pelas Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Diretoria Adjunta Educacional e Coordenadoria de Extensão do Câmpus Itapetininga do IFSP, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com apoio do CNPq, que visa aproximar as escolas de Ensino Básico, Instituições de Ensino e Pesquisa e a Comunidade, estimulando e difundindo o conhecimento científico aos cidadãos da região de Itapetininga.

O Evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021, online.

A II MOSTRA CIENTÍFICA E FEIRA DE CIÊNCIAS DO IFSP ITAPETININGA será composta por duas etapas, ocorridas concomitantemente, a saber: i) exposição online dos vídeos dos projetos desenvolvidos pelos alunos no ambiente virtual https://feiradeciencias.itp.ifsp.edu.br/ entre os dias 04 e 22 de outubro de 2021 e  ii) apresentação e arguição dos projetos finalistas em sessão online e síncrona nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021. Os ganhadores serão selecionados por corpo acadêmico especializado e por votação popular.

REGULAMENTO DA II MOSTRA CIENTÍFICA E FEIRA DE CIÊNCIAS DO IFSP ITAPETININGA

Podem participar da II Mostra e Feira de Ciências do IFSP Câmpus Itapetininga estudantes, regularmente matriculados, na rede pública e privada de Ensino, nas categorias Ensino Fundamental Anos Iniciais (1° ao 5° ano) - EFI, Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9° ano) – EFII e Ensino Médio (regular e técnico) - EM.

Serão aceitas inscrições de trabalhos de tema livre, planejados e desenvolvidos por estudantes, sob a orientação obrigatória de orientador.

A submissão dos trabalhos para a II Mostra e Feira de Ciências é gratuita e deverá ser realizada até 31 de agosto de 2021, às 23 horas e 59 minutos, realizada exclusivamente em formato eletrônico por meio do site: https://eventos.itp.ifsp.edu.br/index.php/II_FEIRA/I_Mostra/index.

Não serão aceitas inscrições após a data final de envio de trabalhos.

Cada trabalho poderá ter a participação de no máximo três (3) alunos e dois (2) professores/orientadores para projetos de alunos do EM. Para os estudantes do EFI e EFII não há restrição na quantidade de autores.

Toda a participação dos estudantes, com apresentação de maquetes, protótipos e pôster, por meio de vídeo, ou apresentação oral de trabalho via programa de transmissão online, é condicionada à aprovação de inscrição de trabalho escrito.

A documentação preparada pelos estudantes deverá enfatizar apenas o que foi realizado pelos próprios alunos, identificando as atividades realizadas com ajuda externa.

Trabalhos que possuírem conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências, bem como em desacordo com estas regras e documentação solicitada serão desclassificados.

Para análise e avaliação dos trabalhos enviados para a II Mostra e Feira de Ciências será formada uma Comissão Científica constituída por professores e pesquisadores, incluindo servidores dos Câmpus do IFSP.

Após o fim do prazo de envio de trabalhos a Comissão Científica da II Mostra e Feira de Ciências fará a análise dos trabalhos escritos segundo os critérios:

Ø  Organização sequencial do trabalho

Ø  Clareza do trabalho

Ø  Clareza dos objetivos

Ø  Justificativa do trabalho

Ø  Fundamentação teórica

Ø  Material utilizado

Ø  Metodologia

Ø  Resultados obtidos

Ø  Relevância e contribuição acadêmica

Ø  Criatividade/Inovação

Ø  Profundidade do tema

Ø  Referências bibliográficas

Os projetos selecionados como finalistas serão divulgados na página oficial do Evento https://feiradeciencias.itp.ifsp.edu.br/

A citada Comissão Científica será responsável pela escolha dos projetos que serão os finalistas e serão apresentados nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021 em horário a serem divulgados.

O não comparecimento no dia e horários marcados para a apresentação dos melhores projetos, acarretará na desclassificação do grupo.

A apresentação do projeto deverá ser realizada exclusivamente pelos próprios estudantes, contando com a participação de todos os integrantes do grupo. Exceção se dará por motivo de força maior analisado pela Comissão do Evento.

As apresentações terão a duração de até 15 (quinze) minutos, sendo disponibilizado um período de até 10 (dez) minutos para que o autor(es) possa(m) responder perguntas ou esclarecer dúvidas.

É de responsabilidade dos grupos de EFI e EFII participar da arguição da banca examinadora no dia e horário previamente marcado. Os alunos do EM, devem realizar uma apresentação online e síncrona, com o arquivo da apresentação em formato digital com extensão .ppt e .pdf, seguido de arguição em dia e horário previamente determinados.

A Comissão Organizadora não disponibilizará recursos ou equipamentos, incluindo rede de internet, para o acesso dos participantes às salas de apresentação online, sendo estes de responsabilidade dos participantes.

Cada sala virtual de apresentação terá, no mínimo, um membro da Comissão de Avaliação que avaliará e coordenará a apresentação dos trabalhos.

A Comissão Científica julgará os seguintes critérios da apresentação oral e arguição:

Ø  Domínio do conteúdo

Ø  Atitude e postura

Ø  Organização da apresentação

Ø  Habilidades de comunicação e expressão

Ø  Capacidade de argumentação

Ø  Correção gramatical e apresentação estética do trabalho

Todos os participantes da II Mostra e Feira de Ciências receberão certificado de participação!

A premiação do Evento outorgará certificação aos melhores trabalhos e menção honrosa nas seguintes classificações:

i)           Ensino Fundamental Anos Iniciais,

ii)         Ensino Fundamental Anos Finais,

iii)       Ensino Médio e

iv)        Meninas na Ciência

Os participantes da II Mostra e Feira de Ciências ficam cientes que ao inscreverem o projeto, autorizam a realização e divulgação dos trabalhos, imagens, filmagens, e outros pela Comissão Organizadora do Evento, sem ônus para a mesma. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais imagens/filmagens realizadas por terceiros ou veiculações na internete.

A Comissão Organizadora do Evento se reserva ao direito de modificar ou ajustar a qualquer momento as regras descritas neste regulamento, sendo os casos omissos resolvidos pela referida Comissão.


 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência ou revista. Não são aceitos trabalhos que já foram publicados em outros eventos ou revistas.

    A publicação do mesmo trabalho em eventos diferentes pode gerar problemas de direitos autorais.

  2. O trabalho está utilizando a ficha de inscrição de trabalho disponível na página do evento. Trabalhos que não utilizem a ficha de inscrição do do evento serão arquivados automaticamente.

  3. Para trabalhos que participem da categoria Ensino Fundamental II não há restrição na quantidade de autores.

    Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final.


  4. Trabalhos que possuírem conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências, bem como em desacordo com estas regras e documentação solicitada serão desclassificados.

    Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.

  5. A documentação preparada pelos estudantes deverá enfatizar apenas o que foi realizado pelos próprios alunos, identificando as atividades realizadas com ajuda externa.

  6. Os projetos selecionados como finalistas serão divulgados na página oficial do Evento https://feiradeciencias.itp.ifsp.edu.br/

  7. A citada Comissão Científica será responsável pela escolha dos projetos que serão os finalistas e serão apresentados nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021 em horário a serem divulgados

  8. A Coordenação do evento declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Coordenação do evento.

  9. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.

  10. A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.

  11. Todos os autores do artigo devem ser identificados no ato da submissão. Em NENHUMA hipótese serão acrescentados nomes após o início da avaliação. A inclusão ou exclusão de autores depois da primeira submissão é motivo para rejeição e arquivamento do trabalho.

  12. A submissão está de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 19. nov. 2015.

  13. O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pd

  14. Todos os autores preencheram e assinaram o termo de autorização de imagem.

    Os participantes da II Mostra e Feira de Ciências ficam cientes que ao inscreverem o projeto, autorizam a realização e divulgação dos trabalhos, imagens, filmagens, e outros pela Comissão Organizadora do Evento, sem ônus para a mesma. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais imagens/filmagens realizadas por terceiros ou veiculações na internet.

  15. É obrigatória a inclusão em "documentos suplementares" de 2 dcumentos:

    1) o diário de bordo

    2) a declaração de autorização de imagem assinada e datada de todos os autores (inclusive dos orientadores)

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.