RESUMOS EXPANDIDOS
ABORDAGEM DIAGNOSTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REMOVENDO BARREIRAS CRIANDO OPORTUNIDADES | |
Marcia Aparecida Bento dos Santos |
ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO: APLICANDO EXERCÍCIOS ÚNICOS | |
Fabriciu Alarcão Veiga Benini |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA ENTRE OS ANOS DE 2006 E 20015 NAS REUNIÕES DA ANPED | |
Ivan Fortunato, Alexandre Shigunov Neto |
A GESTÃO DA QUALIDADE É UM MODISMO EMPRESARIAL? O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE QUALIDADE E GESTÃO DA QUALIDADE NO ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO | |
Raquel Aparecida de Carvalho, Alexandre Shigunov Neto |
A INFORMÁTICA AUXILIANDO A INCLUSÃO: ANÁLISE DOS APLICATIVOS ABC AUTISMO E AIELLO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS | |
Emilia Cristina Pinheiro Mentone, Ivan Fortunato |
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA ENTRE UMA IES PÚBLICA DO BRASIL E DA UNIVERSIDADE DO MINHO EM PORTUGAL | |
Victor da Silva Camargo, Alexandre Shigunov Neto |
ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DE QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO GRAFOS | |
Ayumi Kato de Campos, Carlos Henrique da Silva Santos |
APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS NAS AULAS DE ONDULATÓRIA | |
Leiana Camargo, Mylena Oliveira Queiroz Zatz, Áurea C. P. Marcelino |
APLICAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Áurea C. P. Marcelino, Leiana Camargo |
APLICANDO A ARTE SEQUENCIAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA | |
Juliano Ricciardi Floriano Silva |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA PRESENTE NA EDUCAÇÃO JESUÍTICA DO PADRE MANOEL DA NÓBREGA: INSTRUINDO E CATEQUIZANDO OS INDÍGENAS BRASILEIROS | |
Alexandre Shigunov Neto, Adriano Shigunov |
A REALIDADE DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: O ESTADO DA ARTE | |
Ronaldo Santos Santana, Fernanda Franzolin |
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA FÍSICA NA ESCOLA | |
Júlia Amanda Nanini, Ivan Fortunato |
AS TRÊS LEIS DE NEWTON, O ENSINO ATRAVÉS DAS MÍDIAS | |
Áurea C. P. Marcelino, Leiana Camargo |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE LIBRAS: O TRABALHO EM PEQUENOS GRUPOS | |
Amanda Cavalcante de Oliveira |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM UMA AULA DE ELETRICIDADE | |
Áurea C. P. Marcelino, Leiana Camargo |
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTEXTO ESCOLAR | |
Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan, Danielle Ferreira Auriemo, Daniel Amato, Norma Ornelas Montebugnoli Catib, Gisele Maria Schwartz |
A VISITA TÉCNICA COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA DE APRENDIZAGEM EM CURSOS DO EIXO TECNOLÓGICO TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER | |
Thiago Rodrigues Schulze |
“BLENDED LEARNING” COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR | |
José Anderson Santos Cruz, José Luís Bizelli |
CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE NA ARGENTINA: EDUCAÇÃO EM DOMINGO FAUSTINO SARMIENTO | |
Pâmela Keiti Baena, Renata Barboza Rodrigues |
CONCEITOS BÁSICOS DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS | |
Claudinéa Nunes Falcheti, Adriane Regina Bravo Mendes |
CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA | |
Damaris Camata Soares |
DE FREINET A VYGOTSKY: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE VIVENCIAS HUMANIZADORAS | |
Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Narda Helena Jorosky, Rafaela Cristine Zanetti Porrino |
“DESEDUCAÇÃO”: ANÁLISE CRÍTICA DA PRIMEIRA PARTE DO LIVRO COMPULSORY MISEDUCATION | |
Carla Nayelli Terra Silva, Carolina Rodrigues Cunha, Ivan Fortunato |
DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Moab Luiz da Costa, Adriana Cruz da Silva |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA | |
Tatiane Nunes Valente |
EDUCAÇÃO PARA E PELO LAZER NA ESCOLA: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA SOBRE A DISCUSSÃO DO COMPONENTE TEMPO | |
Viviane Kawano Dias, Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Nara Heloísa Rodrigues, Gisele Maria Schwartz |
EDUCANDO PARA E PELO LAZER NA ESCOLA: PROPOSTA DE ATIVIDADES COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS | |
Nara Heloisa Rodrigues, Viviane Kawano Dias, Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Gisele Maria Schwartz |
ENSINANDO MATEMÁTICA DE FORMA CRÍTICA | |
Daniela Alves Soares |
ENSINO DE BOTÂNICA E MATERIAIS DIDÁTICOS: QUATRO ANOS DE EXPERIÊNCIA NO LEB/IFSP CAMPUS SÃO ROQUE | |
Fernando Santiago dos Santos |
ESCOLAS INOVADORAS | |
Ana Paula Pafetti, Cristine Norbim, Patrícia F. da Luz, Ivan Fortunato |
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO FOCALIZADAS NA EDUCAÇÃO PARA E PELO LAZER, PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Nara Heloísa Rodrigues, Viviane Kawano Dias, Gisele Maria Schwartz |
ESTUDOS E PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I | |
Suéllen Rodolfo Martinelli, Carlos Henrique da Silva Santos, Wilton Moreira Ferraz Junior |
EXPERIÊNCIA INCLUSIVA DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DA TECNOLOGIA | |
Priscila Mota Ferreira Baena, Fabiana Silva Soares Vieira |
FEIRA DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM | |
Jéssica Pires da Silva, Evandro Luiz de Lima Camporez |
FILMES INFANTIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESCONSTRUINDO A VISÃO DE CIENTISTA NOS ANOS INICIAIS | |
Suseli de Paula Vissicaro, Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PIBID: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E INFÂNCIA | |
Amanda Pires Chaves, Rafael José Espindola |
FREINET E OS BEBÊS: AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREINET PARA A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES NA CRECHE | |
Lucianna Magri de Melo Munhoz |
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA ANÁLISE DE UMA PROVA | |
Jessica Lopes da Silva, Felipe Antonio Moura Miranda, Maurício de Moraes Fontes |
LABORATÓRIO DE FÍSICA MÓVEL PARA O ESTUDO DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO | |
Rogério Tramontano, Felipe de Jesus Piazzaroli |
NÍVEIS PARA O DOMÍNIO DO RPG COMO UM ELEMENTO DIDÁTICO: RPG PEDAGÓGICO | |
Luissandro Oliveira, Ivan Fortunato |
OBJETO DE APRENDIZAGEM: DORMIDEIRA ROBOTIZADA | |
Elieser Lima de Campos, Jerry Adrianni das Neves, Flavio Mania |
O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO | |
Ronaldo Santos Santana, Fernanda Franzolin |
O ESTADO DE NATUREZA DO HOMEM SEGUNDO JEAN-JACQUES ROUSSEAU | |
Brenda Helena Leal Galvão, Marina Salles Leite Lombardi Marques |
OFICINAS DE PROGRAMAÇÃO COM FOCO EM MARATONAS: PRÁTICAS PREPARATÓRIAS PARA OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE INFORMÁTICA | |
Carlos Eduardo Beluzo |
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE IMPLEMENTADA NO IFSP CAMPUS CAMPINAS: FORMAR PARA TRANSFORMAR | |
Jacqueline De Blasi |
OS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA EM PORTUGAL: MUDANÇAS APÓS IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA | |
Victor da Silva Camargo, Alexandre Shigunov Neto |
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS PORTADORES DOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE CASO | |
Eva de Sousa Rodrigues, Hellem Cristina Oliveira Guimarães, Valquíria de Campos |
OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: CONCEPÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS INICIAIS | |
Ronaldo Santos Santana, Fernanda Franzolin |
O USO DA MÚSICA COMO ESTÍMULO PARA O MOVIMENTO | |
Daniel Chris Amato, Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan, Danielle Ferreira Auriemo, Norma Ornelas Montebugnoli Catib, Gisele Maria Schwartz |
PEDAGOGIA WALDORF E SALUTOGÊNESE – POSSIBILIDADES, RAZÕES E CAMINHOS | |
Elaine Marasca |
PENSANDO OS JOGOS COMO INTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA | |
Beatriz L. S. Lopes, André C. Silva |
PLATAFORMA CONHECIMENTO LIVRE: UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM | |
Lucas Mendes da Silva Del Duque, Luciana de Almeida Carvalho |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO REGIME MILITAR | |
Taís Dayane Fiori, Vanessa Souto Silvestre, Lívia Ferreira de Oliveira, Nair Maria Monteiro de Moraes, Andrea Maria Monteiro de Moraes |
PROJETO “OBSERVANDO O CÉU”: REDESCOBRINDO A ASTRONOMIA | |
João Vítor Cirino Machado, Ricardo Meloni Martins Rosado |
PROJETO SABORES E SABERES | |
Valter José de Almeida |
REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO BRASIL | |
Vanessa Souto Silvestre |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEI DE OHM, POTÊNCIA DISSIPADA E CONSUMO DE ENERGIA DE APARELHOS | |
Bruno Rogério F. de Morais, André Coelho da Silva, Ivan Fortunato |
SEQUENCIA DIDÁTICA SISTÊMICA: UMA CONDICIONANTE DA AÇÃO DOCENTE ARTICULADA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE NEGÓCIOS | |
Graciliano da Silva Santos |
TDAH: O IMPACTO NA SALA DE AULA | |
Carolina Rodrigues Cunha, Maria Aparecida Vieira Salomão |
UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O CASO DA COLEÇÃO “TEMAS ATUAIS DE FÍSICA” | |
Patrik Pereira, Ivan Fortunato |
UM PLANO DE AULA GAMEFICADO | |
Octávio Telles Teichner, Ivan Fortunato |
USO DO SIMULADOR PHET COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA TABUADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I | |
Lilian Falchi, Ivan Fortunato |
USO DO SOFTWARE LIVRE JCLIC: RELATO DE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO APOIO PEDAGÓGICO | |
Fabiana Silva Soares Vieira |
USO DO SOFTWARE MOODLE NO ENSINO PRESENCIAL COM A ABORDAGEM DE BLENDED LEARNING | |
Leandro Luz, Rafael de Almeida, Ramiro Tadeu Wisnieski |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .