Diretrizes para Autores
A II MOSTRA CIENTÍFICA E FEIRA DE CIÊNCIAS DO IFSP ITAPETININGA é um evento idealizado e realizado pelas Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Diretoria Adjunta Educacional e Coordenadoria de Extensão do Câmpus Itapetininga do IFSP, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com apoio do CNPq, que visa aproximar as escolas de Ensino Básico, Instituições de Ensino e Pesquisa e a Comunidade, estimulando e difundindo o conhecimento científico aos cidadãos da região de Itapetininga.
O Evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021, online.
A II MOSTRA CIENTÍFICA E FEIRA DE CIÊNCIAS DO IFSP ITAPETININGA será composta por duas etapas, ocorridas concomitantemente, a saber: i) exposição online dos vídeos dos projetos desenvolvidos pelos alunos no ambiente virtual https://feiradeciencias.itp.ifsp.edu.br/ entre os dias 04 e 22 de outubro de 2021 e ii) apresentação e arguição dos projetos finalistas em sessão online e síncrona nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021. Os ganhadores serão selecionados por corpo acadêmico especializado e por votação popular.
REGULAMENTO DA II MOSTRA CIENTÍFICA E FEIRA DE CIÊNCIAS DO IFSP ITAPETININGA
Podem participar da II Mostra e Feira de Ciências do IFSP Câmpus Itapetininga estudantes, regularmente matriculados, na rede pública e privada de Ensino, nas categorias Ensino Fundamental Anos Iniciais (1° ao 5° ano) - EFI, Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9° ano) – EFII e Ensino Médio (regular e técnico) - EM.
Serão aceitas inscrições de trabalhos de tema livre, planejados e desenvolvidos por estudantes, sob a orientação obrigatória de orientador.
A submissão dos trabalhos para a II Mostra e Feira de Ciências é gratuita e deverá ser realizada até 31 de agosto de 2021, às 23 horas e 59 minutos, realizada exclusivamente em formato eletrônico por meio do site: https://eventos.itp.ifsp.edu.br/index.php/II_FEIRA/I_Mostra/index.
Não serão aceitas inscrições após a data final de envio de trabalhos.
Cada trabalho poderá ter a participação de no máximo três (3) alunos e dois (2) professores/orientadores para projetos de alunos do EM. Para os estudantes do EFI e EFII não há restrição na quantidade de autores.
Toda a participação dos estudantes, com apresentação de maquetes, protótipos e pôster, por meio de vídeo, ou apresentação oral de trabalho via programa de transmissão online, é condicionada à aprovação de inscrição de trabalho escrito.
A documentação preparada pelos estudantes deverá enfatizar apenas o que foi realizado pelos próprios alunos, identificando as atividades realizadas com ajuda externa.
Trabalhos que possuírem conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências, bem como em desacordo com estas regras e documentação solicitada serão desclassificados.
Para análise e avaliação dos trabalhos enviados para a II Mostra e Feira de Ciências será formada uma Comissão Científica constituída por professores e pesquisadores, incluindo servidores dos Câmpus do IFSP.
Após o fim do prazo de envio de trabalhos a Comissão Científica da II Mostra e Feira de Ciências fará a análise dos trabalhos escritos segundo os critérios:
Ø Organização sequencial do trabalho
Ø Clareza do trabalho
Ø Clareza dos objetivos
Ø Justificativa do trabalho
Ø Fundamentação teórica
Ø Material utilizado
Ø Metodologia
Ø Resultados obtidos
Ø Relevância e contribuição acadêmica
Ø Criatividade/Inovação
Ø Profundidade do tema
Ø Referências bibliográficas
Os projetos selecionados como finalistas serão divulgados na página oficial do Evento https://feiradeciencias.itp.ifsp.edu.br/
A citada Comissão Científica será responsável pela escolha dos projetos que serão os finalistas e serão apresentados nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021 em horário a serem divulgados.
O não comparecimento no dia e horários marcados para a apresentação dos melhores projetos, acarretará na desclassificação do grupo.
A apresentação do projeto deverá ser realizada exclusivamente pelos próprios estudantes, contando com a participação de todos os integrantes do grupo. Exceção se dará por motivo de força maior analisado pela Comissão do Evento.
As apresentações terão a duração de até 15 (quinze) minutos, sendo disponibilizado um período de até 10 (dez) minutos para que o autor(es) possa(m) responder perguntas ou esclarecer dúvidas.
É de responsabilidade dos grupos de EFI e EFII participar da arguição da banca examinadora no dia e horário previamente marcado. Os alunos do EM, devem realizar uma apresentação online e síncrona, com o arquivo da apresentação em formato digital com extensão .ppt e .pdf, seguido de arguição em dia e horário previamente determinados.
A Comissão Organizadora não disponibilizará recursos ou equipamentos, incluindo rede de internet, para o acesso dos participantes às salas de apresentação online, sendo estes de responsabilidade dos participantes.
Cada sala virtual de apresentação terá, no mínimo, um membro da Comissão de Avaliação que avaliará e coordenará a apresentação dos trabalhos.
A Comissão Científica julgará os seguintes critérios da apresentação oral e arguição:
Ø Domínio do conteúdo
Ø Atitude e postura
Ø Organização da apresentação
Ø Habilidades de comunicação e expressão
Ø Capacidade de argumentação
Ø Correção gramatical e apresentação estética do trabalho
Todos os participantes da II Mostra e Feira de Ciências receberão certificado de participação!
A premiação do Evento outorgará certificação aos melhores trabalhos e menção honrosa nas seguintes classificações:
i) Ensino Fundamental Anos Iniciais,
ii) Ensino Fundamental Anos Finais,
iii) Ensino Médio e
iv) Meninas na Ciência
Os participantes da II Mostra e Feira de Ciências ficam cientes que ao inscreverem o projeto, autorizam a realização e divulgação dos trabalhos, imagens, filmagens, e outros pela Comissão Organizadora do Evento, sem ônus para a mesma. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais imagens/filmagens realizadas por terceiros ou veiculações na internete.
A Comissão Organizadora do Evento se reserva ao direito de modificar ou ajustar a qualquer momento as regras descritas neste regulamento, sendo os casos omissos resolvidos pela referida Comissão.
Trabalho Completo
Fazer download do modelo do Trabalho CompletoO trabalho completo deverá conter:
Introdução: Neste item devemos fazer uma descrição clara da questão (problema) a ser investigada e justificar a sua relevância. Qual é o problema? Quais são as limitações/abrangência da pesquisa? (tempo, custo, ambiental, etc.) Como/Por que ocorre? Qual a importância da pesquisa para os autores, para a sociedade, para a área de conhecimento. Explicar o motivo de escolherem tal trabalho.
Fundamentação Teórica: Nesta parte devemos apresentar o estado da arte do seu projeto, mostrando as principais referências obre o assunto.
Objetivos da Pesquisa: Neste trecho do trabalho devemos explicar, de maneira clara, o que pretendemos investigar com o nosso trabalho de pesquisa. Ou seja, aonde pretendemos chegar com esse trabalho, quais contribuições queremos que ele traga, qual problema ele pretende resolver. Pode-se colocar objetivo geral e objetivos específicos, este último usando itens.
Metodologia da Pesquisa: Neste ponto devemos escrever onde e como será conduzida a pesquisa, as variáveis que serão estudadas, os métodos que serão adotados para análise das variáveis e os procedimentos e testes que serão conduzidos para se obter os resultados e chegar a uma conclusão. Quais recursos (físicos e financeiros) serão utilizados para desenvolver o projeto?
Resultados: Neste tópico devemos dissertar sobre quais são os resultados esperados para esse projeto, ou, quais foram os resultados obtidos (parciais ou finais) até o momento. Todos os resultados obtidos na realização da pesquisa devem ser apresentados em ordem cronológica, de forma descritiva, podendo incluir figuras, tabelas ou gráficos. A apresentação das figuras, gráficos e tabelas deve obedecer às normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os resultados poderão vir junto com uma discussão.
Referẽncias: Indicar os livros, sites, revistas, teses, trabalhos científicos, jornais, reportagens, etc, que foram utilizados para o levantamento e escolha do tema, e também os utilizados para o desenvolvimento do projeto. Empregar as regras da ABNT. Listar somente as principais, no limite de cinco referências. Devem ser elaboradas de acordo com a ABNT.
O texto será digitado em arquivo Word, extensão .doc, fonte Arial 12, com espaçamento simples entre linhas, alinhamento de parágrafo justificado e recuo de primeira linha de 1,25cm, e deve ter entre 3 e 5 páginas, incluindo figuras, tabelas e fotos (todas as imagens devem ser nítidas).
Para fazer a inscrição de seu trabalho para participar da II Mostra Científica e Feira de Ciências do IFSP Itapetininga clique nos botões seguintes de acordo com seu ano escolar:
Modalidade Ensino Médio e Técnico (EM)
O que será pedido na hora da inscrição:
Modalidade Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)
O que será pedido na hora da inscrição:
Modalidade Ensino Fundamental Anos Iniciais (1° a 5° ano)
O que será pedido na hora da inscrição:
Em cada uma das categorias os interessados poderão optar por participar da categoria especial "Meninas nas Ciências" (destinada às equipes formadas exclusivamente por meninas).
Modelos
Conferir detalhes dos modelos.Outros documentos necessários
Termo de ciência e autorização: Cada projeto enviado deve ter uma única autorização de imagem em que constem todos os componentes do grupo, incluindo estudantes, orientador/professor e ou coorientador, se for o caso. No caso de menores de idade, os dados e assinatura deve ser do responsável legal. Aconselha-se coletar as assinaturas e depois converter o arquivo de imagem em pdf. O tamanho máximo permitido é de 1 MB.
Fazer download do modelo de autorização de uso de imagemImagens componentes do grupo: Esta imagem, composta por todos os integrantes da equipe, incluindo estudantes, orientador/professor e ou coorientador, será utilizada durante a II Mostra e Feira de Ciências e na Cerimônia de Premiação. Cada projeto enviado deve ter um único arquivo com a extensão .pdf ou .jpg. de tamanho máximo de 1MB que contenha a foto da equipe. Se não possuir uma foto com todos os autores, vocês podem enviar uma montagem. Dimensões da foto: A foto deve ser quadrada, com dimensões máximas de 1080px por 1080px.