Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

Para análise e avaliação dos trabalhos enviados para a II Mostra e Feira de Ciências será formada uma Comissão Científica constituída por professores e pesquisadores, incluindo servidores dos Câmpus do IFSP.

Após o fim do prazo de envio de trabalhos a Comissão Científica da II Mostra e Feira de Ciências fará a análise dos trabalhos escritos segundo os critérios:

Ø  Organização sequencial do trabalho

Ø  Clareza do trabalho

Ø  Clareza dos objetivos

Ø  Justificativa do trabalho

Ø  Fundamentação teórica

Ø  Material utilizado

Ø  Metodologia

Ø  Resultados obtidos

Ø  Relevância e contribuição acadêmica

Ø  Criatividade/Inovação

Ø  Profundidade do tema

Ø  Referências bibliográficas

Os projetos selecionados como finalistas serão divulgados na página oficial do Evento https://feiradeciencias.itp.ifsp.edu.br/

A citada Comissão Científica será responsável pela escolha dos projetos que serão os finalistas e serão apresentados nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2021 em horário a serem divulgados.

O não comparecimento no dia e horários marcados para a apresentação dos melhores projetos, acarretará na desclassificação do grupo.

A apresentação do projeto deverá ser realizada exclusivamente pelos próprios estudantes, contando com a participação de todos os integrantes do grupo. Exceção se dará por motivo de força maior analisado pela Comissão do Evento.

As apresentações terão a duração de até 15 (quinze) minutos, sendo disponibilizado um período de até 10 (dez) minutos para que o autor(es) possa(m) responder perguntas ou esclarecer dúvidas.

É de responsabilidade dos grupos de EFI e EFII participar da arguição da banca examinadora no dia e horário previamente marcado. Os alunos do EM, devem realizar uma apresentação online e síncrona, com o arquivo da apresentação em formato digital com extensão .ppt e .pdf, seguido de arguição em dia e horário previamente determinados.

A Comissão Organizadora não disponibilizará recursos ou equipamentos, incluindo rede de internet, para o acesso dos participantes às salas de apresentação online, sendo estes de responsabilidade dos participantes.

Cada sala virtual de apresentação terá, no mínimo, um membro da Comissão de Avaliação que avaliará e coordenará a apresentação dos trabalhos.

A Comissão Científica julgará os seguintes critérios da apresentação oral e arguição:

Ø  Domínio do conteúdo

Ø  Atitude e postura

Ø  Organização da apresentação

Ø  Habilidades de comunicação e expressão

Ø  Capacidade de argumentação

Ø  Correção gramatical e apresentação estética do trabalho

Todos os participantes da II Mostra e Feira de Ciências receberão certificado de participação!

A premiação do Evento outorgará certificação aos melhores trabalhos e menção honrosa nas seguintes classificações:

i)           Ensino Fundamental Anos Iniciais,

ii)         Ensino Fundamental Anos Finais,

iii)       Ensino Médio e

iv)        Meninas na Ciência

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Documentos necessários para realizar inscrição

Para fazer a inscrição de seu trabalho para participar da II Mostra Científica e Feira de Ciências do IFSP Itapetininga clique nos botões seguintes de acordo com seu ano escolar:


Modalidade Ensino Médio e Técnico (EM)

O que será pedido na hora da inscrição:

  • Vídeo de apresentação do trabalho com no máximo 5 minutos;

  • Resumo expandido de 3 a 5 páginas (em modelo disponível no site do evento);

  • Diário de Bordo;

  • Inscreva-se na modalidade

Modalidade Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)

O que será pedido na hora da inscrição:


Modalidade Ensino Fundamental Anos Iniciais (1° a 5° ano)

O que será pedido na hora da inscrição:

Em cada uma das categorias os interessados poderão optar por participar da categoria especial "Meninas nas Ciências" (destinada às equipes formadas exclusivamente por meninas).


Modelos

Conferir detalhes dos modelos.

Outros documentos necessários

  • Termo de ciência e autorização: Cada projeto enviado deve ter uma única autorização de imagem em que constem todos os componentes do grupo, incluindo estudantes, orientador/professor e ou coorientador, se for o caso. No caso de menores de idade, os dados e assinatura deve ser do responsável legal. Aconselha-se coletar as assinaturas e depois converter o arquivo de imagem em pdf. O tamanho máximo permitido é de 1 MB.

    Fazer download do modelo de autorização de uso de imagem
  • Imagens componentes do grupo: Esta imagem, composta por todos os integrantes da equipe, incluindo estudantes, orientador/professor e ou coorientador, será utilizada durante a II Mostra e Feira de Ciências e na Cerimônia de Premiação. Cada projeto enviado deve ter um único arquivo com a extensão .pdf ou .jpg. de tamanho máximo de 1MB que contenha a foto da equipe. Se não possuir uma foto com todos os autores, vocês podem enviar uma montagem. Dimensões da foto: A foto deve ser quadrada, com dimensões máximas de 1080px por 1080px.