Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

RESUMOS EXPANDIDOS

ABORDAGEM DIAGNOSTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REMOVENDO BARREIRAS CRIANDO OPORTUNIDADES
Marcia Aparecida Bento dos Santos
ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO: APLICANDO EXERCÍCIOS ÚNICOS
Fabriciu Alarcão Veiga Benini
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA ENTRE OS ANOS DE 2006 E 20015 NAS REUNIÕES DA ANPED
Ivan Fortunato, Alexandre Shigunov Neto
A GESTÃO DA QUALIDADE É UM MODISMO EMPRESARIAL? O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE QUALIDADE E GESTÃO DA QUALIDADE NO ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Raquel Aparecida de Carvalho, Alexandre Shigunov Neto
A INFORMÁTICA AUXILIANDO A INCLUSÃO: ANÁLISE DOS APLICATIVOS ABC AUTISMO E AIELLO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS
Emilia Cristina Pinheiro Mentone, Ivan Fortunato
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA ENTRE UMA IES PÚBLICA DO BRASIL E DA UNIVERSIDADE DO MINHO EM PORTUGAL
Victor da Silva Camargo, Alexandre Shigunov Neto
ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DE QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO GRAFOS
Ayumi Kato de Campos, Carlos Henrique da Silva Santos
APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS NAS AULAS DE ONDULATÓRIA
Leiana Camargo, Mylena Oliveira Queiroz Zatz, Áurea C. P. Marcelino
APLICAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Áurea C. P. Marcelino, Leiana Camargo
APLICANDO A ARTE SEQUENCIAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Juliano Ricciardi Floriano Silva
A PRÁTICA PEDAGÓGICA PRESENTE NA EDUCAÇÃO JESUÍTICA DO PADRE MANOEL DA NÓBREGA: INSTRUINDO E CATEQUIZANDO OS INDÍGENAS BRASILEIROS
Alexandre Shigunov Neto, Adriano Shigunov
A REALIDADE DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: O ESTADO DA ARTE
Ronaldo Santos Santana, Fernanda Franzolin
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA FÍSICA NA ESCOLA
Júlia Amanda Nanini, Ivan Fortunato
AS TRÊS LEIS DE NEWTON, O ENSINO ATRAVÉS DAS MÍDIAS
Áurea C. P. Marcelino, Leiana Camargo
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE LIBRAS: O TRABALHO EM PEQUENOS GRUPOS
Amanda Cavalcante de Oliveira
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM UMA AULA DE ELETRICIDADE
Áurea C. P. Marcelino, Leiana Camargo
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTEXTO ESCOLAR
Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan, Danielle Ferreira Auriemo, Daniel Amato, Norma Ornelas Montebugnoli Catib, Gisele Maria Schwartz
A VISITA TÉCNICA COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA DE APRENDIZAGEM EM CURSOS DO EIXO TECNOLÓGICO TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER
Thiago Rodrigues Schulze
“BLENDED LEARNING” COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR
José Anderson Santos Cruz, José Luís Bizelli
CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE NA ARGENTINA: EDUCAÇÃO EM DOMINGO FAUSTINO SARMIENTO
Pâmela Keiti Baena, Renata Barboza Rodrigues
CONCEITOS BÁSICOS DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS
Claudinéa Nunes Falcheti, Adriane Regina Bravo Mendes
CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA
Damaris Camata Soares
DE FREINET A VYGOTSKY: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE VIVENCIAS HUMANIZADORAS
Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Narda Helena Jorosky, Rafaela Cristine Zanetti Porrino
“DESEDUCAÇÃO”: ANÁLISE CRÍTICA DA PRIMEIRA PARTE DO LIVRO COMPULSORY MISEDUCATION
Carla Nayelli Terra Silva, Carolina Rodrigues Cunha, Ivan Fortunato
DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Moab Luiz da Costa, Adriana Cruz da Silva
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA
Tatiane Nunes Valente
EDUCAÇÃO PARA E PELO LAZER NA ESCOLA: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA SOBRE A DISCUSSÃO DO COMPONENTE TEMPO
Viviane Kawano Dias, Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Nara Heloísa Rodrigues, Gisele Maria Schwartz
EDUCANDO PARA E PELO LAZER NA ESCOLA: PROPOSTA DE ATIVIDADES COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
Nara Heloisa Rodrigues, Viviane Kawano Dias, Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Gisele Maria Schwartz
ENSINANDO MATEMÁTICA DE FORMA CRÍTICA
Daniela Alves Soares
ENSINO DE BOTÂNICA E MATERIAIS DIDÁTICOS: QUATRO ANOS DE EXPERIÊNCIA NO LEB/IFSP CAMPUS SÃO ROQUE
Fernando Santiago dos Santos
ESCOLAS INOVADORAS
Ana Paula Pafetti, Cristine Norbim, Patrícia F. da Luz, Ivan Fortunato
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO FOCALIZADAS NA EDUCAÇÃO PARA E PELO LAZER, PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Nara Heloísa Rodrigues, Viviane Kawano Dias, Gisele Maria Schwartz
ESTUDOS E PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Suéllen Rodolfo Martinelli, Carlos Henrique da Silva Santos, Wilton Moreira Ferraz Junior
EXPERIÊNCIA INCLUSIVA DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DA TECNOLOGIA
Priscila Mota Ferreira Baena, Fabiana Silva Soares Vieira
FEIRA DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM
Jéssica Pires da Silva, Evandro Luiz de Lima Camporez
FILMES INFANTIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESCONSTRUINDO A VISÃO DE CIENTISTA NOS ANOS INICIAIS
Suseli de Paula Vissicaro, Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PIBID: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E INFÂNCIA
Amanda Pires Chaves, Rafael José Espindola
FREINET E OS BEBÊS: AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREINET PARA A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES NA CRECHE
Lucianna Magri de Melo Munhoz
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA ANÁLISE DE UMA PROVA
Jessica Lopes da Silva, Felipe Antonio Moura Miranda, Maurício de Moraes Fontes
LABORATÓRIO DE FÍSICA MÓVEL PARA O ESTUDO DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Rogério Tramontano, Felipe de Jesus Piazzaroli
NÍVEIS PARA O DOMÍNIO DO RPG COMO UM ELEMENTO DIDÁTICO: RPG PEDAGÓGICO
Luissandro Oliveira, Ivan Fortunato
OBJETO DE APRENDIZAGEM: DORMIDEIRA ROBOTIZADA
Elieser Lima de Campos, Jerry Adrianni das Neves, Flavio Mania
O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO
Ronaldo Santos Santana, Fernanda Franzolin
O ESTADO DE NATUREZA DO HOMEM SEGUNDO JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Brenda Helena Leal Galvão, Marina Salles Leite Lombardi Marques
OFICINAS DE PROGRAMAÇÃO COM FOCO EM MARATONAS: PRÁTICAS PREPARATÓRIAS PARA OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE INFORMÁTICA
Carlos Eduardo Beluzo
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE IMPLEMENTADA NO IFSP CAMPUS CAMPINAS: FORMAR PARA TRANSFORMAR
Jacqueline De Blasi
OS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA EM PORTUGAL: MUDANÇAS APÓS IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA
Victor da Silva Camargo, Alexandre Shigunov Neto
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS PORTADORES DOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE CASO
Eva de Sousa Rodrigues, Hellem Cristina Oliveira Guimarães, Valquíria de Campos
OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: CONCEPÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS INICIAIS
Ronaldo Santos Santana, Fernanda Franzolin
O USO DA MÚSICA COMO ESTÍMULO PARA O MOVIMENTO
Daniel Chris Amato, Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan, Danielle Ferreira Auriemo, Norma Ornelas Montebugnoli Catib, Gisele Maria Schwartz
PEDAGOGIA WALDORF E SALUTOGÊNESE – POSSIBILIDADES, RAZÕES E CAMINHOS
Elaine Marasca
PENSANDO OS JOGOS COMO INTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
Beatriz L. S. Lopes, André C. Silva
PLATAFORMA CONHECIMENTO LIVRE: UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Lucas Mendes da Silva Del Duque, Luciana de Almeida Carvalho
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO REGIME MILITAR
Taís Dayane Fiori, Vanessa Souto Silvestre, Lívia Ferreira de Oliveira, Nair Maria Monteiro de Moraes, Andrea Maria Monteiro de Moraes
PROJETO “OBSERVANDO O CÉU”: REDESCOBRINDO A ASTRONOMIA
João Vítor Cirino Machado, Ricardo Meloni Martins Rosado
PROJETO SABORES E SABERES
Valter José de Almeida
REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO BRASIL
Vanessa Souto Silvestre
RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEI DE OHM, POTÊNCIA DISSIPADA E CONSUMO DE ENERGIA DE APARELHOS
Bruno Rogério F. de Morais, André Coelho da Silva, Ivan Fortunato
SEQUENCIA DIDÁTICA SISTÊMICA: UMA CONDICIONANTE DA AÇÃO DOCENTE ARTICULADA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE NEGÓCIOS
Graciliano da Silva Santos
TDAH: O IMPACTO NA SALA DE AULA
Carolina Rodrigues Cunha, Maria Aparecida Vieira Salomão
UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O CASO DA COLEÇÃO “TEMAS ATUAIS DE FÍSICA”
Patrik Pereira, Ivan Fortunato
UM PLANO DE AULA GAMEFICADO
Octávio Telles Teichner, Ivan Fortunato
USO DO SIMULADOR PHET COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA TABUADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Lilian Falchi, Ivan Fortunato
USO DO SOFTWARE LIVRE JCLIC: RELATO DE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO APOIO PEDAGÓGICO
Fabiana Silva Soares Vieira
USO DO SOFTWARE MOODLE NO ENSINO PRESENCIAL COM A ABORDAGEM DE BLENDED LEARNING
Leandro Luz, Rafael de Almeida, Ramiro Tadeu Wisnieski


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .