Última alteração: 2018-07-04
Resumo
Pesquisas recentes apontam que o conhecimento científico é pouco ou nada difundido de maneira sistemática entre a população do país. Em contrapartida, é possível constatar que temas voltados à ciência contemporânea são, por vezes, apresentados em debates relacionados a políticas publicas, veiculados pela mídia e frequentemente ganham notoriedade nas produções cinematográficas. Neste sentido, torna-se imperativo estabelecer uma cultura voltada ao letramento científico, estreitando os laços entre o conhecimento produzido no ambiente acadêmico e sua respectiva interface com a sociedade. Na educação básica os temas voltados ao ensino de ciência contemporânea, tais como, a nanociência e na notecnologia, são abordados de maneira incipiente. A fim de contradizer este cenário, estratégias de ensino baseadas em atividades lúdicas podem auxiliar a prática docente, enriquecer as aulas e tornar o ensino mais excitante. Essas atividades, em seu conceito mais básico, devem ser agradáveis, causar motivação e promover o entretenimento.