PORTAL DE EVENTOS DO IFSP ITAPETININGA, VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA - ISSN 2318-311X

Tamanho da fonte: 
PARA ALÉM DA LEGISLAÇÃO: COMO GESTORES ESCOLARES LIDAM COM O RACISMO NO IFSP
Kauã Menezes B. Chaves, Leonardo Borges Da Cruz

Última alteração: 2018-07-04

Resumo


Há estudos que se desdobraram sobre a implementação de legislação de combate ao racismoem escolas, mas se abstém da análise do papel da gestão. O presente projeto parte da hipótesede que a implementação da legislação antirracista no Brasil algo que convém apenas em casosesporádicos, não se consolidando como política institucional. Assim, entende-se a necessidadede empreender pesquisa sobre a atuação e visão de gestores escolares frente ao tema dasrelações raciais. Já que o tratamento tem se mostrado nas intervenções preliminares comoesporádico e pessoal, ele passa ao largo de encaminhamentos institucionais. Portanto, o trabalhose volta ao desenvolvimento de análises de modos como gestores concebem reflexões eencaminhamentos práticos sobre as interfaces entre racismo e educação no ambiente escolar.Espera-se, como o presente relatório, informar o andamento da pesquisa.

Texto completo: PDF