PORTAL DE EVENTOS DO IFSP ITAPETININGA, VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA - ISSN 2318-311X

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AQUISIÇÃO E ANÁLISE DE SINAIS PARA ESTUDO EXPERIMENTAL DE TUBULAÇÃO PARA CONDUÇÃO DE ÁGUA QUENTE EM SISTEMAS PREDIAIS
Bianca Bersan Souza, Armando Ferreira Traini, Alexandre Campo Brincalepe, Laís Ywashima Aparecida

Última alteração: 2018-07-04

Resumo


Introdução: As tubulações podem ser consideradas elementos estruturais, analisando seus efeitos de cargas e sua relação comportamental. Dentre as variações às quais estão suscetíveis, tem-se a flecha ou deflexão. Objetivo: Instrumentar a aquisição de sinal de um ensaio para medir o deslocamento, vazão e temperatura de um trecho de tubulação de água quente em sistemas prediais, quando do início da operação do sistema. Metodologia: O trabalho está inserido em um projeto interdisciplinar que envolve as áreas de Engenharia Civil e de Engenharia de Automação e Controle do campus São Paulo do IFSP. Serão utilizadas as instalações e equipamentos dos Laboratório de ambas as áreas. As grandezas físicas que influenciarão no sistema estudado serão medidas por sensores analógicos de pressão, temperatura e de deslocamento. Para a deformação prevista no tubo de PPR, entre 0 e 1 mm, será analisada a viabilização de três métodos baseados em sensores de efeito Hall, opto sensores e extensômeros. Uma vez realizada a aquisição de dados, eles serão condicionados e fornecidos à plataforma do Arduino, interpretando-os e permitindo compreender o fenômeno que está sendo observado. Resultados: Espera-se contribuir, por meio deste trabalho, para o melhor entendimento do comportamento das deformações das tubulações que conduzem água quente em sistemas prediais, por meio do monitoramento da deflexão. Conclusão: Uma vez que o desempenho e a atuação das deformações das tubulações de PPR que conduzem água quente em sistemas prediais forem analisadas e compreendidas, o sistema de aquisição de sinais será elaborado de modo a permitir que outros materiais possam ser ensaiados e, assim, permitir o desenvolvimento de trabalhos futuros.


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