PORTAL DE EVENTOS DO IFSP ITAPETININGA, VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA - ISSN 2318-311X

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LEITURAS COMPARTILHADAS: O USO DE COLEÇÕES PARTICULARES DE LIVROS EM CLUBES DE LEITURA
Fernanda de Souza Camilo, Willian Eduardo Righini de Souza

Última alteração: 2018-07-04

Resumo


Introdução: Os clubes de leitura são um tema emergente de pesquisa devido ao seu crescimento e popularização no Brasil. Ao mesmo tempo, a leitura juvenil é uma preocupação constante pela importância que essa habilidade possui não apenas para a formação escolar/profissional, mas para a cidadania plena. Nesse sentido, buscamos relacionar esses dois eixos para pensar em alternativas para o incentivo à leitura entre adolescentes na escola. A partir de dados já disponíveis em pesquisas anteriores, verificamos que os alunos investigados alegam pouco interesse ou falta de tempo para a leitura literária Objetivo: Propomos estimular e avaliar a leitura literária entre alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Itapetininga, a partir da criação de um clube de leitura. A ideia é de os alunos emprestarem entre si seus próprios livros e se reunirem a cada dois meses para discutir as experiências de leitura com a presença de um mediador. Metodologia: A coleta de dados é realizada por meio do método etnográfico; mais especificamente, a observação participante, possível pelos encontros regulares do clube e pela convivência quase diária no ambiente escolar entre os alunos e o mediador/pesquisador. A lista com todos os livros disponibilizados pelos alunos para compartilhamento também é uma fonte de reflexão sobre os gêneros, os temas e até mesmo as editoras que mais os atraem, contribuindo para um melhor conhecimento das práticas de leitura desses estudantes. Resultados: Espera-se identificar as dificuldades de se realizar um clube de leitura com adolescentes e os hábitos de leitura desses alunos. Conclusão: Ao conhecer as práticas literárias e as possibilidades de incentivo à leitura no câmpus de Itapetininga, será possível desenvolver novos projetos de cunho educacional em harmonia com as expectativas dos alunos e de acordo com as exigências de ensino-aprendizagem da disciplina Língua Portuguesa e Literatura. Os resultados ainda poderão ser úteis para reflexões mais abrangentes sobre as práticas e recepção literária na adolescência.


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