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MODELAGEM DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO DE TI USANDO BPMN
Última alteração: 2018-07-04
Resumo
Introdução: Com a grande evolução da TI e a solidificação de um mercado globalizado a Tecnologia da Informação consolidou como ferramenta estratégica para a obtenção de benefício competitivo. Isso pode ser percebido pelo crescente uso dos Sistemas de Informações Gerenciais (SIG). Para que a TI possa cumprir o seu papel, na implantação dos SIGs, o pré-requisito é que a modelagem organizacional seja vista como aliada de todo o processo de informatização nas organizações. A Modelagem Organizacional, tem sido uma área que cresce baseada em pesquisa e desenvolvimento de requisitos e é uma área propícia para ampliação e atendimento das necessidades das organizações. Para a TI essa combinação de fatores fez da Modelagem Organizacional uma solução inovadora, propiciando uma recomposição rápida dos processos frente ao aumento da competitividade internacional sofrida pelas organizações, além de apresentar modelos e processos de negócios antes impensáveis. Dentre as ferramentas para Modelagem de Processos de Negócios, temos o BPMN Businees Process Management Notation – ARIS BPMN, que é uma arquitetura para interação de conceitos padronizados de modelagem e desenvolvimento de processos. Objetivo: Estudar o BPMN com suas respectivas peculiaridades e analisar sua aplicação aos gerenciamento dos processos computacionais. Metodologia: Através da pesquisa bibliográfica está sendo estudada o BPMN, bem como seus impactos nas organizações de uma forma geral. Em seguida será feita uma análise desses dados com vistas à identificação de sua aplicabilidade ao gerenciamento de processos computacionais. Resultados: Apresentar um conjunto de boas práticas que possam apoiar, concentrar métodos e integra-los em gerenciamento de processos computacionais e por fim servir como uma estrutura de orientação para o desenvolvimento da boa gestão de processos típicos da área de TI nas organizações. Conclusão: A cautelosa aplicação dessas boas práticas promoverá um crescimento e aprofundamento da qualidade dos serviços prestados pela TI às organizações, o que as levará à uma maior competitividade num mercado fortemente baseado em modelos e processos informatizados de negócios.
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