PORTAL DE EVENTOS DO IFSP ITAPETININGA, VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA - ISSN 2318-311X

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CONSIDERAÇÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE MAURICE TARDIF
Gabriella Plens Kurnich, Luana Monteiro, Ivan Fortunato

Última alteração: 2018-07-04

Resumo


Introdução: O artigo propõe um dialógo e reflexão sobre a obra de Maurice Tardif em Saberes Docentes e Formação Profissional juntamente com a prática docente relacionada com o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Física do IFSP – Campus Itapetininga, portanto, Tardif nos traz algumas questões sobre a atuação profissional “tais como quais são os conhecimentos, o saber-fazer, as competências, as habilidades que os professores mobilizam diariamente em seu trabalho a fim de realizar efetivamente suas tarefas? Qual é a natureza de seus saberes? Como esses saberes são adquiridos pelos professores? Qual o papel e o peso desses saberes em relação aos outros conhecimentos do professor?”.  Objetivo: Propor um diálogo e reflexão sobre os saberes docentes apresentados por Maurice Tardif em sua obra “Saberes Docentes e a Formação Profissional”, apontando as contribuições que o autor estabelece para compreender o trabalho docente. Metodologia: Para o desenvolvimento do artigo, adotamos sob a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica, análise e reflexão de relato sobre as observações realizadas em estágio supervisionado. Resultados: Observamos que a prática difere da teoria em alguns aspectos, sendo então um dos principais a quantidade de alunos em sala em que chega a 40, como a educação pode ser significativa para todos os alunos, sendo que cada um possui sua individualidade (sendo essas sociais, históricas etc.) e dificuldades (para com a matéria em questão, sendo essa Física e consequentemente matemática), outra observação é o contexto escolar, a falta de recursos e até mesmo a sala de aula como único meio para se utilizar, outro enfoque é o professor, sendo esse o mais comentado por Tradif, podemos observar que o professor possui toda a base de conhecimentos específicos e aplicados mas por causa de variáveis já citadas a transposição didática ocorre de forma padrão. Conclusão: É necessário compreender os saberes docentes para a compreensão do trabalho docente.

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