PORTAL DE EVENTOS DO IFSP ITAPETININGA, VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA - ISSN 2318-311X

Tamanho da fonte: 
CATEGORIAS PARA AGRUPAR AS CAUSAS DA EVASÃO DISCENTE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
Valéria Aparecida de Oliveira, André Coelho Silva

Última alteração: 2018-07-04

Resumo


Introdução: À desistência em dar continuidade aos estudos no âmbito de um determinado curso atribui-se o nome de evasão. Apontada como um dos principais problemas associados aos cursos de graduação, a evasão de estudantes implica em desperdício de recursos econômicos e humanos, o que, no caso das instituições públicas, acaba tendo impacto negativo em seu custo-benefício para a sociedade como um todo. Objetivo: Agrupar as diferentes causas da evasão apontadas pela literatura educacional em categorias. Metodologia: Para atingirmos o objetivo proposto, num primeiro momento, consultamos de maneira exploratória artigos científicos publicados em periódicos das áreas da educação e de ensino de física/ciências. A partir da leitura dos artigos selecionados e dialogando com categorias apresentadas por alguns de seus autores, elaboramos três categorias para agrupar as causas da evasão discente em cursos superiores. Resultados: Ao considerarmos os principais fatores que contribuem para a ocorrência da evasão discente em cursos de graduação - a ausência de recepção e orientação no início do curso, o distanciamento na relação professor-aluno, o baixo nível de integração social, o distanciamento entre a realidade e o imaginário pré-universitário, o equívoco na escolha do curso, a existência de problemas familiares, a existência de problemas financeiros, o mau desempenho no curso, a escassez de tempo e a ausência de perspectiva no que se refere à profissão -, agrupamos essas causas em três categorias: expectativas e projeções não correspondidas; dificuldades de aprendizagem; apoios financeiro e familiar insuficientes. Conclusão: Ainda que a evasão se constitua como um fenômeno de causas multifacetadas e de difícil ponderação, consideramos que essas categorias são capazes de agrupá-las de forma sintética. Enquanto continuidade deste trabalho, objetivaremos compreender quais são, segundo a literatura científica, os fatores que têm contribuído para a evasão discente especificamente em cursos de licenciatura em física e quais são as propostas sugeridas para tentar controlar/diminuir esse índice.


Texto completo: PDF