Última alteração: 2015-06-12
Resumo
Esse plano de trabalho tem por objetivo estudar de que forma os jornais impressos diários da cidade de Campinas, em busca de leitores/internautas, divulgam seus conteúdos através do Facebook. Com o advento da internet, um modelo de jornalismo, aqui chamado neojornalismo, vem sendo praticado em oposição ao jornalismo da mídia tradicional, ameaçando-o. Enquanto a notícia nas empresas jornalísticas, produzida por pessoas habilitadas para o exercício da profissão, se tornam mercadoria (MEDINA, 1978), na rede mundial de computadores há, a partir dos próprios usuários, a livre circulação de notícias, sem que essa seja exclusividade da indústria jornalística. A redução do número de assinantes, no caso impresso, reflete na fuga dos aunciantes. O Facebook passa a ser utilizado de forma estratégica pelos jornais, que passam a fazer publicações apresentando seus conteúdos na rede social buscando o interesse do usuário. O plano pretende, ao se debruçar nesse ambiente, tocar em um tema que influência toda a comunidade local, que entra em contato com essas publicações através da rede social Facebook. O trabalho propõe o uso de pesquisa bibliográfica e documental, a produção de uma análise descritiva e, então, uma análise de conteúdo. Os resultados esperados pelo estudo são, além de obter um panorama geral sobre a inserção dos jornais impressos locais na rede social, apurar os temas mais postados e a forma com que jornal e público se referem um ao outro.