Última alteração: 2015-06-12
Resumo
Considerando a Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999, determina-se que a Educação Ambiental é um conteúdo indissociável do Curriculum escolar e acadêmico dos estudantes, e deve estar presente e articulada em todos os nÃveis e modalidades do processo educativo, desde o ensino infantil até o ensino superior. Nesta pesquisa, foi estudada a relevância dada à Educação Ambiental em Revistas de Ensino de FÃsica, partindo-se do pressuposto que exista uma lacuna na produção cientÃfica relacionada a este tema. Para isso, realizou-se um mapeamento, considerando o perÃodo do ano de 2000 até 2014, analisando dois periódicos – a Revista Brasileira de Ensino de FÃsica e o Caderno Brasileiro de Ensino de FÃsica –, e quantificados quantos artigos eram pertinentes ao tema; tomada a porcentagem destes em relação ao total de artigos publicados no perÃodo; bem como feita uma análise qualitativa destes explorando ano de publicação, titulação de seus autores e a que universidade pertencem, objetivos, metodologias empregadas, e referencial teórico utilizado. O levantamento bibliográfico efetuado indica que não houve base comum nas referências bibliográficas adotadas pelos autores dos artigos, tanto quanto não houve um padrão na distribuição anual dos artigos. Também foi observado que apenas 0,52% dos artigos do perÃodo tratavam da temática em questão, e os autores eram predominantemente pós-graduados. Os dados comprovam a hipótese, evidenciando a acentuada lacuna existente nestas revistas no que se refere a temática de Educação Ambiental.
Â